LIMPEZA DE CAIXA DE GORDURA EM CONDOMINIOS
Nos condomínios, as caixas de gordura ficam escondidas no subterrâneo. A limpeza não deixa acumular óleo e gordura vegetal que apodrecem sem manutenção periódica. O procedimento é feito a cada três meses por empresas especializadas que lavam as caixas com material desinfetante e cal virgem, produtos que impedem a acidez e corrosão.
Vale lembrar que o prazo de três meses é apenas uma referência. A periodicidade leva em consideração o tamanho da caixa de gordura. Reservatórios menores ou mais rasos demandam limpeza mensal. Não limpar a caixa de gordura causa entupimento, cheiro ruim, escoamento devagar e faz a água transbordar. Outra consequência são insetos como baratas e escorpiões. Os escorpiões porque eles são predadores das baratas.
Cronograma
O síndico deve fazer um cronograma para a limpeza da caixa de gordura. Especialistas aconselham a realização de contrato trimestral para a higienização da caixa de gordura e semestral para a manutenção da caixa d’água. Para fidelizar condomínios, empresas especializadas fazem pacotes especiais com preços mais baratos.
O administrador precisa reunir os condôminos para que estes decidam quando o procedimento será feito. O síndico tem o poder de agendar as datas com a empresa. Quando a caixa está em área privativa, os moradores precisam autorizar a entrada dos técnicos. A limpeza da caixa de gordura não interfere na rotina dos moradores.
Limpar as caixas de gordura em condomínios é importantíssimo. O procedimento é uma questão de saúde, principalmente em condomínios, escolas, restaurantes e hospitais. A maior concentração de pessoas reúne maior produção de gordura e exige disciplina do síndico para manter a higiene. Se o síndico do seu prédio negligencia isso, explique as consequências de não limpar, fale sobre o cronograma e cite a possibilidade de fazer um contrato trimestral com uma empresa especializada em limpeza de caixa de gordura.